aliança“Então, disse a Josafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote Gileade? E disse Josafá ao rei de Israel: Serei como tu és, e o meu povo com o teu povo, e os meus cavalos com os teus cavalos.” 1 Rs 22.4

Depois do reinado de Salomão a nação judaica dividiu-se em dois reinos: o do Norte, com capital em Samaria e conhecido como Reino de Israel; e o do Sul, com capital em Jerusalém e conhecido como Reino de Judá. Embora tivessem a mesma origem, um antagonismo espiritual se estabeleceu entre eles no que diz respeito ao governo de ambos. Todos os reis do Reino de Israel foram ímpios, enquanto que no Reino de Judá surgiram algumas ilhas de moralidade e temor a Deus (como Asa, Josafá, Uzias, Jotão, Ezequias, Josias,...) que levaram o povo ao quebrantamento diante do Todo-Poderoso.

Acabe liderava no Reino do Norte enquanto Josafá governava o Reino do Sul. Acabe era extremamente ímpio e, como se não bastasse, ele tinha por mulher a tenebrosa Jezabel. Por outro lado Josafá era um bom rei e temente ao Senhor 2 Cr 17.1-19; contudo, tinha uma fraqueza terrível – seu caráter era vacilante quando se tratava de alianças. Ele não “peneirava” as suas amizades.

Por conta disto, duas vezes foi advertido pelo Senhor. Na primeira o profeta Jeú, após a fatídica aliança do texto acima, lhe disse: “Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do Senhor” 2 Cr 19.2. Na segunda, após aliar-se com Acazias, filho de Acabe, Deus usou Eliezer para repreendê-lo, dizendo: “Visto que te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras...” 2 Cr 20.37.

O texto em epígrafe relata a aliança firmada entre Acabe e Josafá. Observe que essa aliança envolvia cooperação bélica dos dois Reinos contra os sírios em Ramote-Gileade, 1 Rs 22.1-3. Esse acordo revelou-se trágico: Os reis perderam a batalha e Acabe foi morto, como previra o profeta Micaías, 1 Rs 22.17-28.

Apesar da tragédia desta aliança bélica, pior foram os desdobramentos da aliança para a família de Josafá. Isto porque ele envolveu-se tanto com Acabe que seus filhos aprenderam o caminho da impiedade. O texto sagrado nos revela que Jeorão, filho de Josafá, o substituiu no trono, após a morte de seu pai. Sua primeira providência, depois da consolidação do Reino em suas mãos, foi assassinar todos os seus irmãos, 2 Cr 21.1-5 porque ele “andou nos caminhos dos reis de Israel, Israel como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor”, 2 Cr 21.6. Na verdade, ele assim agiu porque não queria concorrentes ao trono. Mais tarde, quando morreu, “foi-se sem deixar de si saudades”, 2 Cr 21.20.

Acazias, filho de Jeorão, portanto neto de Josafá, ao suceder seu pai no trono, “também andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente” 2 Cr 22.3. Quando, mais tarde, Acazias foi executado por Jeú, 2 Cr 22.8, sua mãe – Atália “levantou-se e destruiu toda a semente da casa real de Judá”, 2 Cr 22.10. Note bem, ela matou seus netos e bisnetos de Josafá; isto porque ela queria o trono e não aceitava a concorrência com seus próprios netos. Que tragédia!

Onde essa história de chacinas, dentro de uma família, iniciou-se? Resposta: Na nefasta aliança entre Josafá e Acabe. O que Josafá certamente não sabia era que, com aquela aliança, ele estava comprometendo o futuro moral, espiritual e eterno de sua família e das gerações que dele descenderiam (filhos, netos e bisnetos), que foram assassinados.
Diante disto pense consigo mesmo: Qual é a herança espiritual, moral e eterna que você está deixando para a posteridade que se seguirá a ti? Já fizeste aliança eterna com Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, que pode te livrar das nefastas alianças propostas pelos inimigos de Deus?

Deus te abençoe e guarde a tua família de alianças erradas.

Facebook

Login

Contatos

Para maiores informações, por favor, entre em contato:

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (21) 2413-5000
Rua Artur Rios, 805 - Augusto Vasconcelos, RJ. 

Rádio RADIO ADAV - On Line

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Augusto Vasconcelos